Laser Fracionado

Você conhece o laser fracionado? Essa técnica reduz rugas, manchas e marcas de expressão, rejuvenesce o rosto e estimula a produção de colágeno.

Laser Fracionado: a técnica que rejuvenesce a pele e traz diversos benefícios

O envelhecimento é um processo natural, porém, algumas técnicas como a do Laser Fracionado, ajudam muito a trazer benefícios e rejuvenescimento para a pele.

Nossa pele é o primeiro órgão a dar sinais de envelhecimento e de cansaço, com o passar dos anos.

Por isso, novas técnicas e tratamentos vão aparecendo para garantir que as pessoas possam cuidar bem da pele e mantê-la saudável e bonita, por muito mais tempo.

Hoje, trazemos detalhes sobre o tratamento com Laser Fracionado, uma evolução do procedimento com Laser comum, que promove recuperação mais rápida e menos efeitos colaterais para o paciente. Fique conosco até o fim e boa leitura!

Para que serve a aplicação de Laser Fracionado?

A aplicação do Laser Fracionado na pele serve para diversos fins, todos relacionados com a melhora do aspecto da pele. Você pode utilizá-lo para tratar cicatrizes de acne, manchas, rugas e até mesmo estrias. Talvez você não saiba, mas o Laser Fracionado pode ser utilizado até mesmo para fazer a estimulação do crescimento capilar. 

É um tratamento bem versátil, que produz efeitos visíveis após sua recuperação. O Laser Fracionado vai muito bem para amenizar rugas, principalmente na região dos olhos, e ajuda muito com o rejuvenescimento da pele por estimular muito a produção de colágeno.

Sua aplicação tem a vantagem de alcançar mais de uma camada da pele, o que acaba tornando o procedimento mais efetivo na diminuição dessas rugas. 

Um fato importante a esse respeito, é que o tratamento é totalmente personalizado de acordo com a necessidade do paciente. Dessa forma, o médico pode escolher a intensidade da energia e determinar então a profundidade de penetração do Laser, sendo, portanto, uma técnica que pode ser customizada para cada pessoa. 

Dessa forma, é possível realizar tratamentos mais ou menos fortes, de acordo com a necessidade individual.

O tratamento de quelóides, manchas na pele, cicatrizes de cirurgias e até mesmo flacidez, tem bons efeitos quando feito por meio dessa ferramenta.

Quando considerar o tratamento?

Qualquer tratamento dermatológico deve primeiramente passar pelo médico responsável, que indicará ou não aquele tipo de procedimento para o seu caso em específico.

Caso você esteja se sentindo incomodado com o aspecto atual da sua pele e queira reduzir as rugas e melhorar a elasticidade e aparência de seu rosto, ou mesmo tratar estrias em partes do corpo, pode consultar o dermatologista e verificar a viabilidade do tratamento.

Isso porque, apesar de ser um tratamento bastante efetivo na maioria dos casos para esses problemas, nem todas as pessoas podem realizar o procedimento.

Essa avaliação mais detalhada a respeito das possibilidades de realizar tratamento de pele com essa técnica, somente o dermatologista pode fazer. Consulte-o.

Quem pode se submeter a esse procedimento?

Basicamente, as pessoas que se sentirem interessadas em melhorar o aspecto geral de sua pele, melhorar  cicatrizes de acne ou de cirurgias, bem como reduzir estrias e manchas e flacidez facial, podem ser candidatos a realizar o procedimento.

Porém, nem todas as pessoas podem passar por esse tratamento. Algumas pessoas devem evitar o laser fracionado:

  • Gestantes;
  • Portadores de Lúpus;
  • Quem tem Vitiligo;
  • Pacientes em tratamento de quimioterapia.

De qualquer modo, o dermatologista fará uma avaliação detalhada de acordo com o fototipo de sua pele, ou seja, a reação que ela terá de acordo com exposição solar.

As pessoas com fototipos de pele de I até III, geralmente, podem sim realizar o tratamento usando o laser fracionado. Já os pacientes com fototipos mais altos, terão que ser bem avaliados, pois correm mais risco de pigmentação rebote.

Como é feita a aplicação do Laser Fracionado?

Primeiramente, é preciso deixar claro que a aplicação dessa técnica deve ser feita em consultório dermatológico, pelo profissional habilitado para isso, ou seja, seu médico.

Em um primeiro momento, a pele do paciente precisa ser bem limpa, a fim de remover quaisquer resíduos de outros produtos que possam estar depositados na pele.

Por ser um tratamento que pode ser um tanto quanto incômodo, por causar sensação de ardência/queimação,  geralmente é aplicado um creme que serve como anestésico local cerca de 30 minutos antes da realização do procedimento.

Por fim, o médico deixará demarcadas as áreas onde aplicará o laser fracionado, protegendo em seguida os olhos do paciente.

A energia do Laser é disparada pelo equipamento, causando uma sensação de calor no local de aplicação.  O procedimento dura cerca de 30 minutos.

Benefícios do tratamento

O Laser Fracionado apresenta diversos benefícios para quem o  realiza, como diminuição gradual das marcas de expressão, atenuação de rugas, diminuição de manchas da pele, estímulo no crescimento capilar, entre outros.

A textura da pele e a flacidez também apresentam melhora importante, já que a produção de colágeno é estimulada.

Além disso, caso o paciente possua pequenas cicatrizes, principalmente as relacionadas com problemas de acne, a suavização dessas marcas pode ser alcançada.

Para alcançar bons resultados como o tratamento, é fundamental também seguir as orientações do dermatologista e todos os cuidados pós-tratamento.

Laser Fracionado x outros tratamentos

Talvez a maior comparação aqui seja do laser fracionado com sua versão mais agressiva – porém com resultados mais intensos em menos sessões, o Laser CO2.

A diferença entre esses dois procedimentos, fica na sua recuperação, nos riscos pós procedimento e no modo de atuação do laser.

Na versão Laser CO2, temos:

  • É uma técnica mais agressiva;
  • Gera mais agressão na pele e mais estímulo de colágeno, em menor número de sessões;
  • Resultados são vistos mais rapidamente, com menos sessões;
  • Recuperação lenta;
  • Maior risco de efeitos colaterais, como  manchas na pele.
Em se tratando do Laser Fracionado não CO2, podemos observar o seguinte:
  • Técnica que agride menos a pele;
  • Muitas vezes necessário mais de 1 sessão;
  • A recuperação é bem mais rápida;
  • Menor risco de efeitos colaterais, mais seguro;

A verdade é que uma técnica não anula a outra. Você pode, inclusive, combiná-las de acordo com a orientação médica.

Como é o pós imediato ao tratamento

Pode ser um pouco incômodo logo após a aplicação, com sensação de ardência ou calor na pele, vermelhidão, e às vezes até um certo inchaço.

É normal ter esses sintomas, já que a pele passou por um processo semelhante ao de uma queimadura.

É importante seguir as orientações médicas para o período de recuperação e, caso o dermatologista recomende, faça uso apenas dos cremes que foram receitados.

Nas primeiras 24-48 horas o mais indicado é apenas realizar compressas frias, para acalmar a pele. Só utilizar cremes e filtro solar após 48 horas.

Como é a recuperação após realizar o tratamento com Laser Fracionado?

É preciso realizar compressas frias nos primeiros dias e utilizar, seguindo as orientações, os cremes para auxiliar na recuperação da pele. Além disso, o uso de protetor solar é indispensável, mesmo que você não pretenda sair de casa. O protetor, com fator mínimo 30 e de preferência com cor, serve para proteger a pele e evitar problemas mais sérios, como as manchasrebote.

No geral, o médico recomendará que você evite sair ao ar livre por alguns dias após a aplicação – cerca de  dois ou três dias – portanto, procure realizar o tratamento quando for possível evitar as saídas.

A recuperação dos sintomas que ocorrem após a aplicação do  Laser Fracionado, como ardência e vermelhidão melhora em 48-72 horas e a renovação da pele leva em torno de 7-15 dias. Mantenha-se firme no cuidado com a pele e evite o sol ao máximo, por pelo menos 30 dias após o procedimento.

O que se nota nos primeiros resultados após o tratamento?

Após alguns dias, com a recuperação da pele já concluída, os primeiros resultados começam a aparecer. É importante ter em mente que eles não são instantâneos, já que o colágeno leva algum tempo para ser produzido e, possivelmente, outras sessões serão necessárias, dependendo da necessidade da pele.

A pele do paciente tratado por essa técnica adquire gradativamente mais elasticidade, graças à produção de colágeno que é estimulada, bem como, as rugas se tornam menos profundas e a textura mais macia. 

As manchas que estiverem na pele, bem como as possíveis cicatrizes também melhoram e a pele ganha mais viço e brilho, pois renovamos as camadas de pele mais velhas que estavam deixando a aparência com aspecto envelhecido e  opaco.

Quais os resultados finais do tratamento e quanto tempo duram?

Os resultados finais do tratamento com Laser Fracionado são a redução de rugas que foram tratadas, um melhor aspecto global da pele, que adquire mais viço, brilho e melhor textura e aparência rejuvenescida.

O tempo que demora para obter esse resultado, pode variar de acordo com o que você está tratando, quantas sessões serão necessárias e qual a área que será tratada.

O número de sessões varia com a intensidade da questão que está sendo tratada e se estaremos ou não associando outros tratamentos para estimular colágeno, como Bioestimuladores de Colágeno (Radiesse e Scupltra), Ultrassom Microfocado (Ultraformer), Fios de PDO.  

Em geral, recomendamos a manutenção do tratamento com sessões anuais, para que o estímulo de colágeno permaneça em alta e não caia tanto.

Para garantir que o efeito do tratamento ficará por muito tempo, cuide de sua saúde, evite o sobrepeso, não fume, e use protetor solar diariamente, para evitar os efeitos do sol em sua pele.

Qual a frequência recomendada para realizar o tratamento com Laser Fracionado?

O seu médico dermatologista indicará o número de sessões necessárias para o seu caso. Às vezes uma ou duas podem ser suficientes, porém às vezes, é necessário mais sessões.

Em todo caso, o ideal é que tenha um tempo de pausa entre uma aplicação e outra, de pelo menos 30 dias, podendo haver uma espera maior a depender do caso.

O importante é sempre seguir todas as orientações de seu médico.

Quais são os riscos do tratamento?

Lembre-se que ao seguir à risca o que manda o dermatologista, os riscos existem, porém, são muito diminuídos.

Como se trata de uma queimadura controlada na pele, pode haver, sim, o risco de infecções, de manchas  ebote ou até mesmo, ainda que raro, de formação de cicatrizes e quelóides.

É importante que você use de forma constante o protetor solar e que evite exposição solar intencional ou prolongada por 30 dias após o procedimento.

Faça uma avaliação de seu caso específico junto com o médico e verifique se esse tratamento é ou não seguro para você.

Perguntas e respostas

Agora você já sabe bastante sobre laser fracionado, mas algumas questões podem perdurar. O ideal é tirar as dúvidas todas com seu dermatologista na hora da consulta, mas algumas questões podemos responder agora.

O procedimento é doloroso?

Não chega a ser muito doloroso, apenas um pouco desagradável, porque é feita uma preparação com anestésico em pomada para que o paciente sinta o mínimo de desconforto possível.

No entanto, no período de  recuperação pode haver  ardência e dor na área. Siga as orientações médicas sempre.

Posso fazer o tratamento e voltar ao trabalho no mesmo dia?

Muito provavelmente, não. A recomendação é que se evite o ar livre por, pelo menos, três dias, ou durante o tempo que o médico recomendar.

Quantas sessões preciso fazer para ver resultados?

Depende do caso. Às vezes com apenas uma ou duas, mas, às vezes, pode ser preciso mais.

Cada caso é um caso, portanto, seu médico avaliará seu caso especificamente. 

Esperamos que todas as informações aqui contidas sobre Laser Fracionado, sua indicação e aplicação tenha sanado algumas dúvidas. Consulte seu dermatologista para fazer uma avaliação e ver a viabilidade do tratamento.