Você conhece a técnica MMP, ou Microinfusão de Medicamentos no Couro Cabeludo? Esse tratamento visa trazer resultados para quem sofre de alopecia ou calvície.

Assim como diversos outros tratamentos dermatológicos, voltados para o crescimento capilar saudável e estimulação do couro cabeludo, a MMP tem tido bons resultados.

Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre essa técnica que tem feito sucesso e trazido bons resultados para quem sofre desses problemas.

Além disso, vamos sanar diversas dúvidas referentes a esse procedimento, para que você possa estar bem informado sobre o assunto. Fique até o fim e boa leitura.

Para que serve a microinfusão de medicamentos na pele e no couro cabeludo (MMP)?

Esse tratamento dermatológico serve para auxiliar no tratamento de casos de alopecia,  androgenética ou calvície e da  queda extrema de cabelos (eflúvio telógeno).

A microinfusão de medicamentos tem ampla utilização, sendo útil também para tratamentos na pele em que queremos clareamento e estímulo de colágeno e no couro cabeludo, para estímulo capilar.

Nesse texto em específico, trataremos da microinfusão em couro cabeludo. O tratamento com esse método promove o estímulo da área que está afetada pelo problema, facilitando então o crescimento capilar.

Além do próprio medicamento que o médico injeta, o microagulhamento aumenta consideravelmente a oxigenação no local.

Essas duas coisas combinadas, potencializam os resultados.

Quando considerar o tratamento?

Quem deve receitar esse tipo de tratamento é o dermatologista, após exames, como por exemplo, a tricoscopia digital.

Em geral, assim que você nota queda extrema ou fora do normal em seus cabelos, fraqueza nos fios ou falhas nos cabelos, é hora de procurar o seu médico dermatologista.

A alopecia é um problema comum, que pode afetar pessoas de diversas idades e de qualquer sexo.

Por vezes, você pode realizar o tratamento por meio de medicamentos tópicos ou até mesmo por  via oral.

Porém, em casos mais avançados ou mesmo quando se quer resultados mais rápidos, a MMP pode ser a opção.

De qualquer forma, o dermatologista deve recomendar o início do tratamento e somente ele deve realizá-lo.

Converse com seu médico, faça os exames correspondentes e verifique se é necessário passar por esse tratamento para minimizar seus problemas.

Quem pode se submeter a esse tratamento?

No geral, o tratamento de microinfusão de medicamentos no couro cabeludo não tem restrições de sexo nem de  idade e o médico dermatologista pode realizá-lo quando achar necessário.

No entanto, é bom ter em mente que se você tiver algum tipo de alergia, é preciso informar de antemão esse dado ao seu médico.

Gestantes e lactantes também devem se abster de passar por esse tipo de procedimento.

Além disso, caso você tenha problemas de coagulação sanguínea, talvez esse tipo de tratamento, já que provoca microlesões, não seja especialmente para você.

Portanto, fica claro que o tratamento não possui restrições gerais, mas uma avaliação pelo seu médico não é dispensável e pode evitar problemas posteriores.

Como é feita a microinfusão de medicamentos no couro cabeludo (MMP)?

Com a MMP, os medicamentos necessários para cada caso são inseridos diretamente no local exato onde devam atuar, por meio de microagulhas que farão essa aplicação.

Basicamente, o dermatologista faz uso de um equipamento específico, que contém diversas microagulhas.

Antes de iniciar a aplicação, ele coloca essas agulhas em contato com os medicamentos que aquele paciente precisa utilizar, e começa a aplicação. Os medicamentos variam, conforme a doença a ser tratadaEntão vai  vai controlando a intensidade do aplicador e a profundidade a que depositará os remédios.

Vale ressaltar, que os medicamentos são estéreis e os recipientes em que ficam para a absorção pelas agulhas, também o são.

Sendo assim, o médico faz micro furos no couro cabeludo, onde o aparelho deposita a medicação diretamente, na profundidade correta que varia para cada patologia que esteja sendo tratada.

Por ser feito dessa forma, o tratamento acaba sendo então muito mais eficaz e traz resultados específicos e mais rápidos do que outros métodos.

Quanto a analgesia, nas pessoas sensíveis, também pode ser realizada a anestesia local da área, para minimizar qualquer desconforto que o paciente possa vir a sentir na hora da aplicação.

Benefícios do tratamento

O maior benefício do tratamento com esse tipo de método, é que os medicamentos a serem ministrados são depositados diretamente onde devem agir.

Por diminuir a absorção sistêmica isso significa uma redução de efeitos colaterais que podem vir a ocorrer por outros modos de ministrar medicações, e também maximiza os resultados positivos.

O remédio já está no local correto onde precisa agir, sendo, portanto, bastante eficiente.

Além disso, o próprio microagulhamento fornece estímulo para melhora da circulação e da oxigenação no local da aplicação, fazendo com que o crescimento capilar também seja propiciado de forma mecânica, como o que ocorre no Dermaroller.

Microinfusão de medicamentos no couro cabeludo (MMP) x outros tratamentos

Em geral, recomendamos o MMP associado aos tratamentos domiciliares para que tenhamos uma potencialização e dos resultados, como um booster.

Assim conseguimos ter resultados mais rápidos.

Não costuma ser tratamento isolado, exceto nos casos de pacientes que não possam utilizar seu tratamento domiciliar.

Com o MMP, microinfusão de medicamentos no couro cabeludo, você tem maior garantia de resultados mais rápidos e eficazes, visto que a medicação será aplicada diretamente no local a ser tratado, sem se perder.

Muitas vezes, podemos também associar ao tratamento com MMP o Laser Fracionado, que através do aquecimento também estimula o crescimento capilar.

Além disso, essa técnica pode ser aplicada com sucesso em outros problemas da pele, com manchas e melasma.

Como é o pós imediato ao tratamento?

O paciente não precisa se preocupar em interromper suas atividades normais do dia a dia após a aplicação, porém, deve sim tomar alguns cuidadosOs cuidados mais importantes após a MMP são:

  • Evitar pegar sol na área tratada por dois ou três dias;
  • Não lavar os cabelos, por 12-24h após a  aplicação;
  • Deixar de aplicar quaisquer medicamentos tópicos na área por 24h;
  • Se houverem outras recomendações, o médico dermatologista irá informar; após a realização do procedimento;
  • De forma geral, o pós imediato é tranquilo e não requer maiores preocupações do que os cuidados que já citamos, raramente, pode ser necessário analgésico.

Como é a recuperação depois de realizar a microinfusão de medicamentos no couro cabeludo (MMP)?

Como dito, esse procedimento é relativamente tranquilo e o dermatologista o realiza em pequenas sessões, que duram no máximo uma hora.

A recuperação ocorre de forma rápida.

Essa técnica permite que o paciente volte a suas atividades diárias após a aplicação, não implicando mudanças em sua rotina a não ser o cuidado com a área pelos próximos 2 dias.

O que se nota nos primeiros resultados após o tratamento?

Como a velocidade de crescimento capilar é lenta, de 0,8-1cm por mês, os primeiros resultados do tratamento aparecem após algumas aplicações,girando em torno de 3 a 6 sessões, para que se comece a ver a ação do procedimento.

A estimulação do crescimento acontece de forma gradual. Após certo período de tempo,você já poderá observar os novos fios em crescimento no couro cabeludo, melhorando as falhas que antes existiam.

Você pode notar o preenchimento das áreas com alopecia de forma gradual. Siga sempre o cronograma de aplicações para que os primeiros resultados apareçam mais rápido e o processo seja efetivo.

Quais os resultados finais do tratamento e quanto tempo duram?

Você deve consultar o médico para se informar em relação a continuidade do tratamento e por quanto tempo, mesmo após os resultados já terem surgido.

A continuidade do tratamento irá depender da patologia sendo tratada. Algumas, como é o caso da alopecia androgenética, são condições crônicas e precisam de tratamento domiciliar contínuo e, algumas vezes, sessões de MMP de manutenção.

Qual a frequência recomendada para a microinfusão de medicamentos no couro cabeludo (MMP)?

Tenha em mente que apenas o próprio médico dermatologista poderá lhe dar a plena certeza de qual será a quantidade de sessões e qual a frequência de aplicação.

Porém, as sessões geralmente ocorrem num espaço de 4 a 6 semanas – em geral ocorrem mensalmente – e tem duração entre 20 minutos a 1 hora.

A quantidade de sessões que devem acontecer para tratar o problema do paciente dependerá de diversos fatores.

A começar pelo diagnóstico médico, o tipo de patologia e também o grau em que o problema está.

Quando o dermatologista recomendar o tratamento de microinfusão, ele irá designar o número de sessões mínimas para que se obtenha os resultados desejados.

Esse tratamento possui riscos?

O procedimento  praticamente não apresenta riscos, exceto se feito por profissionais não habilitados em ambientes não qualificados, o que poderia levar ao surgimento de infecção e até de cicatrizes.

Quem deve evitar esse tratamento:

  • Gestantes
  • Pessoas com problemas de cicatrização e coagulação
  • Alérgicos a qualquer dos medicamentos utilizados