Se você passou dos 40 anos, já deve ter notado que, infelizmente, sua pele não é mais a mesma. Mas você sabia que pode recuperar a vitalidade da sua pele com a ajuda do Radiesse, um bioestimulador de colágeno?

Você não sabe o que são bioestimuladores? Não tem problema! Vamos explicar tudo sobre esse produto que pode ser utilizado para devolver a juventude da sua pele e elevar sua autoestima.

Leia nosso artigo até o fim e entenda tudo sobre esse procedimento super procurado nos consultórios dermatológicos.

O que são os bioestimuladores

Primeiramente, antes de falar do Radiesse, precisamos explicar o que são os bioestimuladores. E é bem simples de entender. Veja:

Os bioestimuladores são produtos que, quando aplicados diretamente na pele, estimulam o organismo a aumentar a produção de determinadas substâncias, como o colágeno, por exemplo, que passa a ser produzido em menor quantidade conforme o corpo envelhece.

O colágeno, especificamente, é o responsável pela firmeza da pele e, quando sua produção diminui, ocorre a flacidez, surgem as rugas, os sulcos e diversos outros sinais de envelhecimento passam a ficar em evidência, principalmente no rosto.

Desta forma, ao aplicar um bioestimulador na pele, a produção de colágeno é ativada e a pele recupera sua aparência jovem, firme, sem rugas ou flacidez, obtendo também mais viço e brilho. A qualidade global da pele melhora muito!

O Radiesse é um bioestimulador?

Sim, o Radiesse, nome comercial da Hidroxiapatita de Cálcio, é um bioestimulador e sua função é, justamente, estimular o organismo a produzir colágeno de maneira suficiente para devolver à pele a firmeza perdida com o passar dos anos.

Além de estimular a produção do colágeno, o Radiesse também preenche o espaço entre as células da pele, conferindo à sua aparência mais viço e vitalidade.

Geralmente, a composição dos bioestimuladores tenta simular a mesma estrutura da substância que ele vai “substituir” no nosso organismo, evitando que haja rejeição após a aplicação e, do mesmo modo, facilitando a absorção desse composto pelo organismo, de forma natural. São, portanto, substâncias biocompatíveis.

Indicações do Radiesse

O Radiesse pode ser utilizado para estimular a produção de colágeno e, desta maneira, devolver à sua pele uma aparência mais firme e mais jovem.

Entre os diversos resultados do tratamento com aplicação de Radiesse, podemos citar alguns, por exemplo:

  • Devolver a elasticidade da sua pele;
  • Redefinir o contorno do seu rosto;
  • Tratar a flacidez;
  • Reduz a aparência das celulites
  • Melhorar a flacidez da pele do corpo (coxas, joelhos, braços, glúteos);
  • Melhorar o brilho e luminosidade da pele facial:
  • Melhorar o aspecto envelhecido das mãos;
  • Proporcionar um efeito de lifting, sem necessidade de cirurgia;
  • Recuperar a firmeza da pele.

Além dos efeitos acima, os tratamentos com Radiesse podem ser usados com muito sucesso e de forma muito inteligente, de maneira preventiva, ou seja, antes que os sinais de envelhecimento apareçam ou tão logo eles comecem a surgir.

Parece ótimo, não acha? E o melhor: todos esses benefícios sem a necessidade de passar por procedimentos invasivos, como uma cirurgia plástica.

Onde o Radiesse pode ser aplicado

As principais aplicações do Radiesse ocorrem no rosto, mas ele também pode ser utilizado em outras partes do corpo, como forma de estimular a produção de colágeno, melhorar a flacidez e devolver a vitalidade da pele nas seguintes regiões, só para exemplificar:

  • Mãos;
  • Arco da mandíbula;
  • Pescoço;
  • Colo;
  • Bumbum;
  • Braço;
  • Abdômen;
  • Joelhos.

O Radiesse tem excelente resultado no tratamento das mãos, melhorando seu volume, diminuindo o aspecto murcho e apagando um pouco os vasos grossos que passamos a ver com os anos.

De acordo com a avaliação inicial do seu caso, levando em consideração as suas queixas e os resultados que espera obter, o seu médico terá condições de indicar se o Radiesse será suficiente para as suas necessidades ou, ainda, se será necessário combinar o Radiesse a outros procedimentos.

Vamos falar mais a respeito dos procedimentos combinados, logo abaixo. Continue lendo para saber mais!

Radiesse e procedimentos combinados

Dependendo do resultado que você deseja alcançar e a região do corpo que receberá a aplicação do Radiesse, o seu médico poderá indicar o tratamento combinado entre dois ou mais procedimentos, potencializando e prolongando os efeitos esperados.

Uma combinação bastante utilizada – e que já existe comprovação científica em estudos – é o Radiesse aliado aos efeitos do Ultraformer para potencializar os resultados. Mas isso não é uma regra, pois, como falamos, a associação dos protocolos de tratamento vai depender, em primeiro lugar, do resultado que você deseja obter e da recomendação médica, após a avaliação inicial.

No entanto, outros procedimentos disponíveis podem trazer benefícios satisfatórios, tanto junto ao Radiesse, quanto sozinhos.

Dessa forma, alguns procedimentos que valem a pena ser conhecidos para uma escolha mais consciente do que pode ou não servir para você, são:

  • Sculptra (também um bioestimulador);
  • MD Codes (que é um técnica de  preenchimento com ácido hialurônico);
  • Ultraformer III Corporal e Facial;
  • Toxina botulínica;
  • Exilis Radiofrequência;
  • X Wave;
  • Fios de PDO
  • Fios Silhouette;
  • Skin Boosters.

As opções vão bem além do que citamos acima, só para exemplificar. Procure com o seu dermatologista os procedimentos disponíveis perto de você e decidam juntos o que é mais adequado ao seu caso.

Resultados prolongados

Logo após a aplicação, já existe um efeito imediato devido ao gel onde o produto está constituído. Após um período de cerca de 3 meses este gel é absorvido e passamos observar os sinais de estímulo de colágeno, que persistem por vários meses. O estímulo de colágeno pode durar de 12-18 meses, após a aplicação do bioestimulador.

Duração do procedimento e tempo de recuperação

O procedimento é bastante rápido e indolor. Dura aproximadamente 30 minutos e, como falamos acima, logo em seguida, você já observa os resultados.

Uma sessão pode ser suficiente para obter o efeito desejado, na maioria dos casos, mas eventualmente, a critério médico, pode ser indicado um número maior de aplicações, conforme o grau de envelhecimento e de flacidez da pele em tratamento.

Durante o procedimento praticamente não há dor, uma vez que é utilizada pomada anestésica na região a ser tratada.

Ademais, em alguns casos, pequenos edemas, equimoses (roxos) ou marcas avermelhadas podem surgir, mas dentro de poucos dias eles desaparecem completamente.

Em todo caso, após a aplicação não é necessário período de repouso e a única indicação é a utilização de protetor solar.

Assim sendo, é um procedimento que pode ser realizado tranquilamente, em um dia comum, entre os seus afazeres de rotina, sem necessidade de internação, preparo e repouso.

Riscos e contraindicações

Por ser a hidroxiapatita de cálcio um componente natural do osso, este implante não gera uma reação inflamatória crônica ou imune.

Praticamente não há riscos de rejeição após a aplicação e, além disso, o próprio organismo fará a absorção da substância, de forma gradual, ao longo dos meses seguintes.

Mesmo após a substância ter sido absorvida pelo organismo, a pele não volta completamente à sua aparência de antes do procedimento, já que o produto ficou estimulando a formação de novas fibras de colágeno durante meses. Mas, se você quiser manter o estímulo e os resultados, novas aplicações deverão ser feitas. Caso o médico indique e você deseje, as novas aplicações podem ser feitas até antes disso, como forma de não deixar zerar totalmente o estímulo e como forma de prevenção do reaparecimento da flacidez, rugas e aparência envelhecida.

Entre os riscos temos vermelhidão e  leve inchaço, logo após o procedimento, que pode durar poucos dias e o surgimento de equimoses (roxos) passageiros. Outros efeitos adversos, apesar de bem mais raros, como formação de nódulos, granulomas, celulite e necrose também foram relatados em casos de tratamento com Hidroxiapatita de Cálcio  e assim como em todos os preenchedores dérmicos, grande parte desses eventos adversos podem ser evitados com planejamento e técnica adequada.

Outra contraindicação, esta comum a todos os procedimentos estéticos, é em relação às mulheres grávidas.

Quanto custa o procedimento?

Os valores de qualquer procedimento podem variar bastante entre uma cidade e outra e, até dentro do mesmo bairro, podem variar em relação ao nível de especialização do profissional que irá aplicar o procedimento, o porte da clínica, qualidade do atendimento e outros benefícios oferecidos.

Embora preço alto nem sempre significa melhor atendimento ou preço baixo signifique atendimento sem qualidade, é sempre bom desconfiar de preços  muito abaixo da média cobrada por serviços idênticos, em locais diferentes.

Cuidado para que o barato não saia caro!

Outros cuidados com a pele após a aplicação

Além das diversas opções de procedimentos para cuidar da pele, uma indicação que é consenso entre todos os médicos é em relação aos hábitos saudáveis.

Portanto, beber muita água, se alimentar de forma saudável e equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente, dormir bem e usar protetor solar constantemente, evitando exposição desnecessária ao sol podem te ajudar a manter a pele saudável por mais tempo e, ainda, prolongar os efeitos de qualquer procedimento estético que você escolha fazer.

Então, agora que você conheceu mais sobre o Radiesse, essa interessante alternativa para conquistar a pele dos seus sonhos, você pode conversar com o seu médico e pedir uma avaliação do seu caso.