Você já conhece a tricoscopia digital? Esse exame de nome complexo, mas sem nenhuma invasão ou corte, pode ser grande aliado para detectar problemas no couro cabeludo.

Hoje vamos então conhecer mais sobre esse método de diagnóstico detalhado e importante e te dar informações sobre a realização, recomendações e dados sobre o procedimento.

Confira agora tudo sobre a tricoscopia digital.

Para que serve a tricoscopia digital?

Talvez o que mais assuste em relação a uma tricoscopia digital seja exatamente seu nome. E sua função é simples: verificar problemas no couro cabeludo e nos fios de cabelo.

O profissional dermatologista conduz esse exame não invasivo e indolor, quando há a necessidade de investigar problemas relacionados com queda de cabelo, afinamento dos fios, inflamação no couro cabeludo, entre outros.

Dentre as doenças comumente investigadas, estão o Eflúvio Telógeno e a Alopecia Androgenética.

Basicamente, procedendo à realização desse tipo de exame, é possível identificar problemas mesmo em sua fase inicial.

Esse tipo de diagnóstico feito de forma prévia é capaz de aumentar muito as chances de um tratamento ser bem-sucedido.

Além disso, por fotografar e armazenar as imagens obtidas, este exame permite futura comparação da evolução do tratamento.

Para realizar esse exame, consulte seu dermatologista para verificar se há a necessidade de fazê-lo.

Quando considerar realizar o procedimento?

É importante salientar que o dermatologista definirá a necessidade da realização da tricoscopia digital, de acordo com o que aferir do caso que tiver em mãos.

Porém, em todo caso, as pessoas que sentirem que estão sofrendo com quedas de cabelo que parecem ser excessivas podem procurar auxílio dermatológico.

Além disso, aqueles que observarem quaisquer alterações em seu couro cabeludo também devem buscar ajuda médica para investigar o problema mais a fundo.

Na verdade, todos sabemos que a prevenção é sempre o melhor remédio.

Justamente por isso, realizar a busca por um bom médico dermatologista é fundamental para a realização de um diagnóstico correto.

Verificar a existência de um problema em suas fases iniciais – e nessa lista de problemas incluímos também a alopecia ou calvície – pode significar um ganho enorme para o paciente.

Ao notar qualquer tipo de alteração ou queda em seus fios, marque sua consulta imediatamente.

Quem pode se submeter a uma tricoscopia digital?

Esse exame não possui restrições, o que quer dizer que qualquer pessoa que esteja passando por problemas referentes a alterações no couro cabeludo ou queda de cabelos poderá realizá-lo.

Isso inclui todos os públicos, sem restrições de idade e nem de saúde.

Adultos, crianças, gestantes ou lactantes podem passar pelo procedimento da tricoscopia digital sem medo de possíveis reações adversas ou restrições, já que é um diagnóstico feito visualmente e pelo computador. 

Orientamos que antes do exame, o paciente:

 realize a lavagem dos cabelos, venha com eles secos e sem produtos como géis ou leave-in aplicados. Para os que pintam ou tonalizamos fios, solicitamos que façam a tonalizacão cerca de 3-5 dias antes do exame, para que o microscópio consiga detectar os fios e para que o couro cabeludo não esteja mais manchado.

O mais importante mesmo é não retardar a ida ao dermatologista caso você note alguns dos sintomas de queda, para que a tricoscopia seja feita no momento certo.

Como o médico realiza o exame?

Apesar de ser um exame não invasivo, a tricoscopia digital é bastante efetiva para identificar problemas mais sérios de forma muito adiantada.

Quem realiza o exame é sempre um médico dermatologista, por meio de um aparelho próprio para isso, chamado de vídeo-dermatoscópio.

Esse aparelho captura fotos em altíssimo zoom, aumentando de 30-70x.

Esse aparelho designado especificamente para isso, permite que o médico veja o couro cabeludo do paciente, os fios e folículos capilares, bem como, possíveis sinais de patologias ou alopecia.

O exame basicamente consiste na captura dessas imagens aumentadas do couro cabeludo, que permitirão ao médico realizar uma leitura detalhada do caso.

Além disso, pode ser feita a comparação dos tecidos e fios em relação a uma área mais saudável da pele com outra, afetada por algum problema.

Como já dito anteriormente, a tricoscopia pode ser concluída sem outros tipos de intervenções.

Também vale a pena citar que esse mesmo exame pode ser utilizado para acompanhamento de pacientes em tratamento, para verificar o avanço positivo ou negativo do problema.

Portanto, por intermédio desse diagnóstico, o dermatologista pode definir estratégias efetivas para iniciar um tratamento ou mesmo para continuar, parar ou modificar um tratamento que já esteja acontecendo.

Benefícios da realização

A tricoscopia digital apresenta diversas vantagens e benefícios em sua realização, sendo uma excepcional ferramenta para que seu dermatologista possa lhe ajudar.

Para melhor compreensão, podemos citar como benefícios da realização desse exame:

  • Proporciona um diagnóstico mais detalhado do seu problema;
  • Pode diagnosticar doenças, como Lúpus, alopecia e dermatites em geral;
  • Tem realização simplificada, não invasiva;
  • Permite um acompanhamento detalhado de tratamento em andamento;
  • Quando realizado cedo, pode ajudar a combater a perda capilar efetivamente;
  • É completamente indolor;
  • Não possui restrições para sua realização.

Tricoscopia digital e biópsia são a mesma coisa?

Não, são coisas bem diversas.

A tricoscopia, conforme explicitamos anteriormente, é um exame de imagem não invasivo, onde o médico dermatologista pode visualizar focos de problemas no couro cabeludo.

Esse exame é indolor e facilita tratamentos para alguns tipos de patologias.

A biópsia, no entanto, é um exame invasivo que você precisa realizar quando existem alterações que devam ser examinadas com mais cuidado, após a feitura de outros exames.

Apesar de serem exames diversos, a tricoscopia digital pode sim ser uma aliada da biópsia em sua coleta.

Por ser um exame de imagem muito preciso e detalhado, pode evitar uma biópsia quando não for necessário ou mesmo, pode ajudar a escolher o local exato onde ela deve ser realizada.

Justamente por isso, é tão importante que você procure seu dermatologista de confiança, quando notar alterações no couro cabeludo e nos cabelos.

Como é o período pós realização do exame?

Por ser um exame não invasivo e que não necessita sequer de algum tipo de preparação para ser feito, a tricoscopia digital não deixa efeitos.

Você pode realizar o exame com seu médico e continuar o dia normalmente.

De forma indolor, o médico realiza o diagnóstico digital e costuma não demorar muito para concluir todo o procedimento.

É necessária a recuperação após fazer o exame?

De forma alguma. A tricoscopia, conforme dissemos, não demanda períodos de recuperação após a coleta.

De qualquer forma, na hora de fazer efetivamente o exame, converse com seu dermatologista para que ele lhe passe mais detalhes a respeito do exame, como é feito e o que será possível visualizar com os resultados.

O que é possível ver nos resultados desse exame?

Conforme o médico faz as comparações visuais de partes do couro cabeludo que são afetadas por algum problema e outras que estão saudáveis, é possível ter acesso a várias informações.

No caso, esse procedimento pode vir a diagnosticar de forma imediata e fácil diversos problemas e patologias.

Para ilustrar alguns dos problemas que o dermatologista pode vir a identificar por meio da tricoscopia digital, podemos citar:

  • Alopecia androgenética;
  • Alopecia areata;
  • Queda constante de cabelo (Eflúvio telógeno);
  • Alterações nos folículos capilares;
  • Líquen plano;
  • Lúpus;
  • Calvície;

X Wave

Psoríase.

E, alguns casos de calvície, o exame possibilita o diagnóstico precoce e torna possível começar o tratamento antes mesmo que o problema evolua de forma mais aparente,

Quantas vezes pode ser necessário fazer esse exame?

Em geral, na realização do exame pela primeira vez já é possível ver quais são os problemas que existem.

No entanto, caso você já esteja realizando algum tratamento para os fios ou couro cabeludo, o dermatologista pode sim querer realizar o exame mais vezes, para acompanhar a evolução do seu caso.

De toda forma, portanto, o dermatologista é quem irá indicar quando ou se você deverá fazer o exame novamente.

Riscos da tricoscopia digital

Por se tratar de um exame não invasivo e que não dependa de outros procedimentos atrelados, a tricoscopia digital não apresenta riscos em sua realização.

Na realidade, esse procedimento agrega diversos benefícios para quem irá passar pelo exame, garantindo uma identificação mais rápida e precisa de um possível problema.

Não hesite, portanto, em marcar sua consulta para realizar o diagnóstico.

Perguntas e respostas

Temos certeza de que você já entendeu como funciona a tricoscopia digital, mas para dirimir quaisquer dúvidas restantes – e reforçar alguns conceitos – trouxemos algumas perguntas e respostas. Confira.

Outra pessoa além do dermatologista pode realizar a tricoscopia digital?

Não! Apenas o dermatologista possui treinamento adequado para  realizar esse exame com segurança e fazer o seu diagnóstico de forma concisa e adequada. Procure sempre um profissional especializado.

É realmente indolor realizar o exame?

Totalmente indolor. O exame é feito apenas com base em coleta de imagens dos seu couro cabeludo, portanto, não é feita introdução de agulhas ou outras ferramentas, bem como, não se faz necessária a recuperação.

Ainda não estou com sinais de calvície. Posso fazer o exame mesmo assim?

Uma das vantagens da tricoscopia digital é justamente identificar problemas relacionados à calvície, antes mesmo que o cabelo comece a cair de forma perceptível.

Dessa forma, existe tempo para buscar tratamentos. Procure seu dermatologista.

A tricoscopia substitui então a biópsia?

Não necessariamente. O exame pode dispensar a realização do procedimento de biópsia, mas caso ela seja realmente necessária, você ainda precisará fazer o exame.

Com todas essas informações detalhadas sobre esse procedimento, ficou muito mais fácil entender como funciona, quando realizar e quem procurar para te ajudar com esse diagnóstico.

Caso esteja passando por problemas capilares ou do couro cabeludo, nos procure para realizar uma tricoscopia digital e começar então seu tratamento hoje mesmo. A prevenção sempre é o melhor remédio.